domingo, 27 de abril de 2014

Domingo: dia de Pizza sem glúten e sem lactose

Estive afastada do blog essa semana organizando o chá de cozinha da minha cunhada. Foi tanta correria essa semana que nem consegui testar novas receitas, mas fiz uma receitanque já postei aqui no blog, o pão de forma sem glúten e sem lactose que fez muito sucesso no chá.
Como o chá foi no final da tarde comprei uns sanduíches da Terracota pães que tem pães redondos coloridos lindos e muito gostosos, mas com glúten e lactose. Como pelo menos eu e minha tia temos restrição alimentar e minha mãe agora faz dieta sem glúten porque leu que imagrece, fiz o pão de forma numa forma redonda e usei de recheio queijo sem lactose, tempanade de azeitona, tomate seco, queijo cottage sem lactose e alface. Foi o sanduíche que mais comeram na festa.
O mais interessante é que em uma festa com 20 pessoas além de mim e da minha tia havia mais uma amiga da minha cunhada com restrição de glúten e lactose. Parece que cada dia mais cresce o número de pessoas com restrições alimentares. Não sei se realmente hoje a quantidade de pessoas com restrição alimentar é maior ou se antigamente as pessoas não eram diagnosticadas e achavam que passar mal era normal.
Agora que o chá já passou vou ter tempo novamente de testar receitas, mas hoje ainda estou me recuperando do "trabalho" desta semana então resolvi fazer pizzinhas com massa pronta sem glúten em casa. É um coisa super rápida de fazer e que mesmo a massa sem glúten não tem diferença tão grande assim com as pizzinhas com glúten compradas no supermercado. Pizza de pizzaria simé extremamente diferente e não tem comparação. Ainda vou conseguir fazer uma receita boa de pizza tipo de pizzaria... Me aguardem...

Para a Pizzinha sem glúten e sem lactose eu usei:
Massa de mini pizza da Beladri
Muzzarela sem lactose da Blakis 
Champingnon
Alcaparras
Manjericão 
Molho de tomate
Orégano 
Azeite

Dica: na minha opinião os queijos sem lactose (com exceção do queijo coalho) ficam um pouco borrachentos sem gratinados por muito tempo. Eu faço a pizza sem e queijo e quando a massa está quase pronta eu coloco o queijo rapidinho no forno só para derreter.