domingo, 10 de novembro de 2013

Leite de castanha de cajú - o melhor substituto do leite

O melhor substituto para o leite de vaca em receitas na minha opinião é o leite de castanha de cajú. Rico em gorduras saudáveis e com um gosto bem neutro ele substitui com perfeição o leite de vaca integral em receitas doces e salgadas sem alterar o gosto da receita, como acontece com o gosto de soja. Para beber como leite pode ser um pouco pesado e gorduroso, mas para receitas ele é perfeito.
O preparo é extremamente fácil mas um pouquinho demorado pois as castanhas de cajú precisam ficar de molho por no mínimo 4 horas.
Você ainda pode quantidade de água desta receitas para substituir o creme de leite em receitas.

obs: para fazer essa receita é necessário que a castanha de cajú esteja crua. O gosto da castanha torrada é muito diferente e modifica totalmente o gosto das receitas. Você pode encontrar castanha de cajú crua em zonas cerealistas, mercadões municipais e casas de produtos naturais e orgânicos.

ingredientes:
1 xícara de castanha de cajú crua
1 litro de água filtrada para o preparo
2 xícaras de água filtrada para deixar as castanhas de molho
1 pitada de sal

modo de preparo:
Deixar as castanhas de cajú de molho em 2 xícaras de água filtrada por pelo menos 4 horas.
Retirar a água, lavar em água corrente e bater no liquidificador com o restante da água filtrada e a pitada de sal por cerca de 5 minutos.
Seu leite está pronto para ser utilizado em receitas ou consumido.
Não é necessário ou possível coar o leite como em outros leites vegetais. o resíduo da castanha de cajú é muito fininho e não é possível coar o leite com facilidade com um coador bem fininho ou pano de algodão para preparo de leite. Caso queira um leite sem resíduos de castanha de cajú, o ideal é deixar o leite decantar na geladeira de um dia para outro e retirar cuidadosamente o leite para que o resíduo não se misture novamente.

Essa receita é apropriada para veganos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite. pessoas com alérgia à castanhas não devem consumir este leite.