domingo, 13 de abril de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: hambúrguer vegetariano de cogumelos

Quando me tornei vegetariana duas coisas me faziam falta, esfirra e hambúrguer. Felizmente ambos tinham bons substitutos vegetarianos que não deixam nada a desejar, mas quando é necessário também excluir o glúten fica mais complicado.
Existem boas marcas de hambúrgueres vegetarianos no mercado, mas a maioria contém glúten. Encontrei já algumas opções sem glúten mas o gosto não substituiu o hambúrguer que eu sentia falta.
Resolvi então adaptar uma receita de hambúrguer de cogumelo com alho poró que eu amava para sem glúten. Para a minha surpresa ficou melhor que o original. Talvez essa seja a primeira vez que alguém diz que uma receita sem glúten ficou melhor que a receita original com glúten.
Servi com pão de hambúrguer sem glúten, queijo sem lactose e salada.

Ingredientes:
1 alho poró
200g de shitake
1/4 xícara de shoyo
1/4 xícara de farinha de arroz
1/4 xícara de polvilho doce
2 colheres de sopa de amaranto em flocos
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsinha

Modo de preparo:
Pique o alho poró e o shitake em pedaços bem pequeno. Refogue com o azeite e shoyo por cerca de 10 minutos no fogo baixo. Acrescente o amaranto e cozinhe por mais um minuto.
Desligue o fogo e acrescete a farinha de arroz. Pouvilho e a salsinha. Mexa bem até formar uma massa que solta do fundo da panela. Caso esteja não solte cozinhar um pouco mais em fogo baixo até soltar do fundo.
Deixe esfriar e divida a massa em 4 bolinhas. Forrar uma forma com papel manteiga e pressionar as bolinhas contra o papel manteiga para formar os hambúrgueres. Cobrir com plástico filme e levar ao freezer.
Para preparar o hambúrguer é só fritar ainda congelado em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo, virando para fritar os dois lados.