segunda-feira, 21 de abril de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: Bolo de milho

Adoro tudo feito de milho, pamonha, curau, sorvete de milho, espiga de milho com "manteiga" (no meu caso com creme vegetal), pipoca, polenta, tortilha de milho... A única coisa que eu nunca gostei feito a base de milho é bolo de fuba. Sempre achei muito seco e os que tinham erva doce então... Era o pior bolo que já provei.
Quando comecei a procurar receitas sem glúten de bolo, o mais comum era o bolo de fuba. Existem diversas receitas de bolo de fuba na internet que não precisaram ser adaptadas para sem glúten, a receita original já era sem glúten, o que me interessou bastante, apesar de eu achar um bolo super seco. Encontrei também umas receitas de bolo de fuba cremoso, mas sempre tinham leite condensado, queijo, leite e até creme de leite. Tinha uma receita com 8 ovos, leite condensado, creme de leite e queijo. Não sei nem como alguém conseguiria ver que é um bolo de fuba com tudo isso.
Resolvi criar minha própria receita de bolo de fuba cremoso, que acabou mais virando um bolo de milho. 
Meu marido tinha uma receita de bolo sem farinha feita com base de uma lata de milho, mas pra mim não tinha a textura de bolo. A partir da receita do meu marido criei um bolo de milho que ficou muito leve, fofinho e úmido, bem diferente dos bolos de fuba que eu já comi. 
Espero que gostem como eu gostei...

Ingredientes:
1 lata de milho drenada sem o líquido
2 ovos caipiras (de galinhas criadas soltas)
1/2 xícara de açúcar
8 colheres de sopa de fuba
1 garrafinha de 200ml de leite de coco
1 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes, com exceção do fermento, por 3 minutos no liqüidificador. Colocar o fermento e pulsar o liqüidificador para misturar bem o fermento. Colocar em uma forma untada com creme vegetal e enfarinhada com alguma farinha sem glúten (eu usei o próprio fuba) e levar para assar em forno pré-aquecido a 230C por cerca de 30 minutos. Faça o teste com um palito de dente, se o bolo estiver bem assado ele sairá limpo quando espetado no bolo.