domingo, 9 de fevereiro de 2014

Produto sem lactose: bolacha Bono da Nestlé

Sim, por incrivél que pareça a bolacha de chocolate mais famosa da Nestlé não tem leite e derivados em sua composição. 
Eu não como bolachas de chocolate (além de cookies que eu amo) mas quando estive hoje no supermercado fiquei curiosa para ver se bolachas que são tão comuns nas prateleiras também podem ser sem lactose. Fiquei impressionada pois muitas delas não tem leite em sua composição, o que eu nunca imaginava. Na minha cabeça bolachas recheadas sempre teriam leite ou derivados mas hoje vi que não era bem assim. 
Todas que eu encontrei sem leite na composição tinham um alerta de pode conter traços de leite, o que significa que são processadas na mesma máquina que produz produtos que tem leite em sua composição e podem causar contaminação nos produtos sem leite. 
Para quem tem apenas intolerância à lactose não há problema em consumir produtos com traços de leite, mas para portadores de APLV (alergia à proteína do leite de vaca) pode sim causar reação então evitar sempre.
A Bono recheada comum e a tortinha são alguns exemplos dessas bolachas sem leite na sua composição mas que podem conter traços de leite, que podem ocorrer devido a bolacha ser processadas em máquinas que produzem produtos que tenham leite ou pela presença do corante caramelo, que em alguns casos são feitos utilizando partes do leite, mas essa informação nunca é mencionada nos rótulos. 
Além de para portadores de APLV, essa bolacha também não é inicada para veganos pois além do corante caramelo, que não se sabe a composição, na bolacha recheada (na tortinha não) é utilizado um corante vermelho feito de cochonilha.