sábado, 12 de abril de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: esfirra aberta

Ainda estou em fase de adaptação nas receitas sem glúten. Por enquanto o processo está um pouco lento e por isso tenho postado pouco no blog. As massas sem glúten, principalmente de pães, tem um ponto totalmente diferente das massas feitas com farinha de trigo e criar novas receitas tem sido um desafio, principalmente pois parece que todas as receitas necessitam de ovos, coisa que eu tento evitar a todo custo. 
A receita de hoje inclui ovos. Vou testar usando linhaça como substituto e depois conto o resultado.
Essa massa funciona apenas para esfirra aberta e também pode ser utilizada como massa de pizza. Você pode utilizar qualquer tipo de recheio. Como eu sou vegetariana fiz com recheio zaatar que é um tempero árabe que eu adoro.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
1 colher de chá de cmc
3 ovos caipiras (que as galhinhas foram criadas soltas e alimentadas com ração vegetal)
1 envelope de fermento biológico seco
1/2 xícara de água morna
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 colher de sopa de açúcar 
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo:
Colocar o fermento, água e açúcar em um refratário fundo e cobrir com plástico filme. Deixar descançar por 20 minutos para formar a esponja.
Misturar todos os outros ingredientes com um colher e acrescentar a esponja. Continuar mexendo bem com a colher. A massa deve ficar um pouco mole e grudenta. 
Unte um tabuleiro de alumínio com óleo ou creme vegetal e pouvilhe farinhas de arroz.
Molhe bem as mãos e pegue um pouco de massa. Enrole nas mãos para fazer um bolinha. Ela não mantém a forma por muito tempo. Coloque no tabuleiro untado e mais uma vez umedecendo as mãos pressione a massa no tabuleiro para formar a esfirra. Pressione mais o centro para deixá-lo mais fino e deixe as bordas com pelo menos 1cm de altura.
Coloque para crescer dentro do forno desligado com um refratário cheio de água fervendo. Espere crescer por cerca de 30 minutos ou até dobrar de tamanho.
Pré-aqueça o forno e deixe assar por 15 minutos com o refratário cheio de água dentro do forno. Retire do forno e coloque o recheios volte para o forno por mais 15 minutos ou até dourar. É importante manter o tempo todo o refratário com água no forno para não ressecar a massa.