sábado, 19 de abril de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: pão sírio

Quando o médico pediu para excluir o glúten da minha dieta achei que o "fim". Achei que ia só comer coisas horríveis, principalmente os pães, mas até que não tenho sentido muita falta não. Encontrei boas marcas de pães no mercado e a produção de pães aqui em casa vai muito bem.
Hoje fiz um pão sírio delicioso que consegui comer frio (o que é difícil em pães sem glúten) e consegui também fazer torradinhas praticamente iguais as torradas de pão sírio de farinha de trigo. Amanhã vou fazer Homus e Babaganoush para comer com minhas torradinhas sírias. Muito bom!!!
Hoje aproveitei o pão fresquinho para fazer um Beirute. Fiz o pão de manhã e não esquentei para fazer o Beirute, mas o pão ainda estava macio e fresquinho. Não parecia sem glúten de jeito nenhum.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha mix pan da Schar
1 xícara de farinha de arroz
1 sache com 10g de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar
2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de agave ou mel
3 xícaras de água morna
2 colher de chá de vinagre de maçã 
4 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
4 colheres de sopa de creme vegetal

Modo de preparo:
Juntar a água morna, fermento e açúcar e cobrir com plástico filme. Esperar cerca de 15 minutos para formar a esponja.
Misturar os demais ingredientes e adicionar a esponja. Bater na batedeira por cerca de 3 minutos. A massa é mole, não é possível moldar. 
Untar um tabuleiro (tipo de rocambole) com creme vegetal e enfarinhar com farinha de arroz ou outra farinha sem glúten. Colocar colheradas de massa no tabuleiro e pressionar com as mãos úmidas até formar uma roda. É necessário deixar com pelo menos um centímetro e meio de altura. O tamanho do pão pode ser variado. Depende do tamanho do círculo de massa que você fizer.
Deixe crescer no forno frio com um refratário com água fervente por cerca de uma hora. 
Assar em forno pré-aquecido a 250C por cerca de 20 minutos ou até começar a dourar.
Para fazer as torradinhas corte o pão ao meio para deixar mais fininho e asse em forno a 200C