domingo, 16 de fevereiro de 2014

Leite condensado de amêndoas

Desde que parei de consumir produtos com leite alguns anos atrás tenho tentado consumir produtos de soja para substituir, mas o gosto da soja é simplesmente insuportável. Juro que já tentei todos os produtos disponíveis no mercado brasileiro, mas simplesmente não dá. O único produto de soja que eu consigo consumir é um marca específica de tofu soft que temperado eu não consigo sentir o gosto terrível de soja. Nem Ades que é bem popular entre as pessoas que deixam de tomar leite eu consigo tomar.
Existe uma marca de leite condensado de soja da marca Olvebra que tem uma textura excelente e é muito boa mesmo para substituir o leite condensado em recitas doces. Até o brigadeiro fica com a consistência igual ao brigadeiro de leite condensado comum. Para quem não tem problema com o gosto de soja como eu vale super a pena pois é um produto realmente de boa qualidade.
Como eu não consigo consumir esse produto saí em busca de receitas de leite condensado vegetal na internet. Tem receitas ótimas que dão super certo como o leite condensado de coco. Também existem diversas receitas de leite condensado de aveia, mas essa eu não consegui fazer não, virou um grude só. Acho que errei em algum lugar...
Percebi que é possível fazer leite condensado com qualquer leite vegetal. Todos dão trabalho, não vou mentir, mas tive resultados bem interessantes com alguns leites. O que ficou mais gostoso na minha opinião foi o leite condensado de amêndoas. Com esse leite condensado de amêndoas consegui bem substituir o leite condensado com em algumas receitas e até consegui fazer brigadeiro (essa recita vou postar mais para frente, prometo) que não ficou com a mesma consistência mas o gosto ficou bem similar.
Precisa ter um pouco de paciência, mas o resultado dessa receita é muito bom.

Ingredientes: 
250g de amêndoas cruas
1 litro de água filtrada
1/2 xícara de açucar cristal ou demerara

Modo de preparo:
Ferva as amêndoas para retirar soltar a pele. Retire a água e deixe esfriar para descascá-las. 
Depois de descascar as amêndoas, coloque as mesmas no liquidificador com a água filtrada. Bate por cerca de 5 minutos na velocidade máxima. Coe o leite em um pano de prato limpo (que de preferência seja usado só para este fim) e retire completamente o resíduo (você pode utlizar esse para fazer ricota de amêndoas temperando com limão, sal, azeite e outros temperos a gosto).
Leve o leite e o açucar ao fogo numa panela bem alta para não derramar o leite durante o cozimento. Eu utilizo a panela de pressão (sem a tampa). Cozinhe em fogo baixo, mexendo regularmente com uma espatula de silicone, até reduzir mais da metade do líquido. Você percebera que no início o leite sobe bastante após a fervora, mas quanto mais próximo de atingir a consistência desejada o leite vai descendo até ficar só no fundo da panela novamente. Você perceberá que a consistência mudará bem. Esse processo dura cerca de um hora. Retirar do fogo e colocar num refratário para esfriar. Após  esfriar colocar na geladeira por cerca de 8 horas antes de utilizar em receitas.
Eu nunca tentei fazer mais de uma receita pois provavelmente iria derramar da panela quando fervido, mas quem tem uma panela bem grande pode tentar. 
A receita rende 1 1/2 xícara de leite condensado de amêndoas.