domingo, 28 de setembro de 2014

Pão de batata irlandês sem glúten e sem lactose

Acordei hoje de manhã morrendo de fome e percebi que não tinha nenhum pão em casa, nem congelado. Quem não pode comer glúten não pode sair correndo para uma padaria para comprar um pãozinho fresquinho já pronto. Em geral conseguimos comprar pão sem glúten em lojas de produtos naturais, que não costumam abrir de Domingo e muito menos as 8h da manhã no Domingo que foi a hora que eu acordei (sim é cedo para acordar mas meu relógio biológico é assim...).
Fazer pão ia levar umas duas horas e eu estava com a barriga roncando.
Abri a geladeira e achei uma batatas cozidas que sobraram do jantar. Foi quando me lembrei de um pão de batata irlandês que tinha visto em um programa da BBC. Também é conhecido como panqueca de batata ou Fadges em um certa região da Irlanda.
A Irlanda é grande produtora de batata e no século XVII com a pobreza e falta de alimentos, muitos irlandeses plantavam batata em seu próprio jardim, o que tornou a batata a base principal da alimentação na Irlanda. O pão que era antes a base de muitas refeições foi substituído por um pão de batata feito na frigideira, que levava pouca farinha ou até mesmo nenhuma farinha. A farinha de trigo era muito cara e rara nesta época e foi a solução que os irlandeses, principalmente os mais pobres, encontraram para substituir o pão tradicional. Bem mais tarde por volta de 1820 apareceu uma praga que devastou os campos de batatas na Irlanda e causou a "grande fome" entre 1845 e 1852, matando cerca de um milhão de pessoas que não tinham o que comer. 
Até hoje, a batata continua sendo o alimento principal na Irlanda e acompanha todas as refeições. Meu marido morou na Irlanda por 2 anos e disse que era praticamente impossível encontrar em restaurantes irlandeses um prato sem batata. Seria como nosso arroz e feijão.
Bom, chega de história e vamos a receita. As receitas deste pão de batata são bem simples e a maioria só vai batata, farinha e sal. Substitui a farinha de trigo pelo Mix Pan da Schar e fiz um receita bem gostosa que ficou pronta em 15 minutos. Não vai fermento.

Ingredientes (rende 4 pãezinhos):
1 xícara de batata amassada
1 colher de sopa de creme vegetal 
1/2 xícara de farinha mix pan da Schar 
1 fio de Óleo ou azeite para fritar
Sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes menos o óleo ou azeite. Faça 4 bolinhas de massa. Esquente uma frigideira em fogo médio com o óleo. Coloque as bolinhas e pressione contra a frigideira para formar uma panqueca. Na minha frigideira cabiam 2, mas tive que fazer meio oval. Deixe dourar de uma lado e depois vire com ajuda de um espátula. Quando os dois lados estiverem dourados está pronto para servir. Você pode servir com creme vegetal, requeijão sem lactose, cream cheese de soja da Tofutti ou o que preferir. Da até para fazer recheado. É só amassar uma bolinha de massa, colocar o recheio no meio e amassar outra bolinha de massa em cima do recheio.