quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Massa básica para pão branco sem glúten, sem lactose e vegano

Com uma pequena adaptação em uma receita que eu já fazia consegui uma receita base de pão branco que pode ser utilizada para fazer pão de forma, Baguette, pão de hambúrguer, pão de hot dog, etc... Fica uma massa bem leve e com gosto bem próximo ao pão com glúten. E o melhor... Não precisa esquentar como a maioria dos pães sem glúten. 
Fiz mini pãezinhos redondinhos com essa receita e servi num chá de cozinha mini sanduíches embalados individualmente. Fiz a embalagem parecida com os mini sanduíches comprados na padaria e coloquei numa cestinha também parecida com a fornecida pela padaria. Eu perguntei no final do chá se alguém sabia qual era o sanduíche sem glúten e ninguém notou a diferença. Já é a segunda vez que eu faço esse pão em um chá de cozinha e é um sucesso. Da outra vez fiz a versão integral com linhaça e um pão redondo grande que parti em pedacinhos, mas dessa vez parece que fez mais sucesso. Não sobrou nenhum na cestinha para contar história...
A receita rende dois pães de forma (não encher mais de metade da forma). Se for usar outras formas coloque pouca massa pois ela cresce muito. Eu coloco normalmente somente o fundinho da forma com ajuda de um saco de confeitar.


Ingredientes 
2 xicaras + 4 colheres de sopa de farinha mix pan da schar
1 xícara de farinha de arroz
1 sache de 10g fermento biologico seco
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de água morna
1 colher de sobremesa de vinagre de maçã

Modo de preparo:
Misturar a água, açucar, fermento e 4 colheres de sopa da farinha da schar. Cobrir  com papel filme e esperar 15 minutos para formar a esponja.
Misturar o restante dos ingredientes e adicionar a esponja. Bater com a batedeira por cerca de 3 minutos todos os ingredientes. Colocar nas formas untada com creme vegetal e farinha de arroz.
Colocar as formas com massa no forno desligado junto com uma forma ou refratário cheio de água fervente. Isso ajudará seu pão a crescer e manterá o forno úmido, o que ajuda na hora de assar o pão. Manter no forno desligado aquecido pela água por cerca de uma hora ou até dobrar de tamanho. Cuidado para não crescer muito. Retire todas formas do forno e acenda o mesmo em cerca de 250 C por cerca de 5 minutos para pré-aquecer o forno. Coloque os pães assar. Asse até dourar, cerca de 45 minutos. Eu retiro o pão de hambúrguer um pouco antes para não deixar muito crocante. 
Pode congelar depois de assado.