sábado, 4 de outubro de 2014

Pão de quinua de frigideira

Bom dia!!! Mais um pãozinho de frigideira rápido para fazer de manhã. Ultimamente com a correria não tenho tido muito tempo de fazer pães então tenho feito esse pãozinho de frigideira que fica pronto em 15 minutos no máximo. Eu preparo a massa rapidinho de manhã e já deixo na frigideira enquanto me troco.
É muito saudável pois vai quinua, linhaça, farinha de arroz, nenhuma gordura e nenhum tipo de goma como os pães sem glúten costumam ter.
A receita original dessa receita vai quinua germinada, que você tem que deixar de molho duarante a noite para fazer o pão de manhã, mas na maioria das vezes eu esqueço completamente de deixar a quinua de molho, então adaptei a receita para utilizar quinua cozida. Eu cozinho uma xícara de quinua de deixo na geladeira para utilizar durante a semana. 
É importante ter uma frigideira pequena para fazer essa receita, daquelas de fritar um ovo, ou se for utilizar uma frigideira maior, utilizar o dobro da receita para ter um pão não muito fininho.

Ingredientes (rende 1 pão pequeno do tamanho de uma panqueca americana)

2 colheres de sopa de quinua cozida
1 colher de sopa de linhaça
1/2 xícara de água
6 colheres de sopa de farinha de arroz
2 colheres de café de fermento químico
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Colocar a linhaça e a água em um recipiente e esperar 5 ,minutos para soltar o gel da linhaça. Misturar bem  todos os outros ingredientes e colocar numa frigideira antiaderente (se quiser pode colocar um fiozinho de azeite). A consistência da massa é um mingau grosso. Leve ao fogo baixo. Tampar a frigideira de deixar cozinhar até dourar o lado de baixo. Virar o pãozinho e dourar o outro lado.