segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A vida sem lactose

A nova dieta da moda entre as celebridades é a dieta sem glúten e sem lactose. É possível encontrar em qualquer revista de dieta e saúde cardápios sem esses ingredientes tão comuns e que agora são acusados de vilões de nossa alimentação. A verdade é que nenhum deles é prejudicial para pessoas que não tem intolerância ou sensibilidade à estes ingredientes.
A dieta de quem intolerância vai muito muito muito além dos cardápios para emagrecer oferecidos pelas revistas que parecem tão simples. É uma dieta de exclusão para o resto da vida que resultam em uma certa obsessão em ler rótulos e um grande medo em comer fora de casa.
O objetivo desse blog é dividir um pouco da minha experiência e ajudar pessoas com intolerância à lactose com receitas e produtos disponíveis no mercado brasileiro, que ainda engatinha...

Mas o que é a intolerância à lactose (IL)?
A lactose é um açúcar que pode ser encontrado em leites de origem animal, como o leite de vaca, ovelha, cabra e búfala. A quebra desse açúcar, em glicose e galactose, é feita pela enzima lactase produzida pelo nosso organismo no intestino delgado. A maioria das pessoas, gradualmente, diminuem a produção dessa enzima durante a vida. Estima-se que 70% da população mundial tenha algum grau de intolerância à lactose, mas poucas pessoas chegam a casos extremos. Muitas pessoas passam a vida inteira sem nem desconfiar que tem algum grau de intolerância.
Os casos mais comuns de intolerância à lactose são pessoas que tem uma certa dificuldade em tomar um copo de leite, mas não tem problema em consumir produtos lácteos como queijos e yogurtes, que naturalmente tem uma quantidade menor de lactose. Outros casos mais extremos já tem uma grande dificuldade de consumir qualquer produto mesmo que a quantidade de lactose seja tão pequena que em uma amostragem não é detectada, mas por menor que seja a quantidade, o corpo da pessoa com intolerância severa pode ter reações desagradáveis, acredite me mim...
As reações mais comuns são fortes dores abdominais, gases, intestino solto, enjoos e até constipação.

Diagnóstico:
Se você tem alguma das reações acima com frequência, sempre que consumir leite ou derivados, procure um médico para ser diagnosticado corretamente.
Os sintomas da IL podem ser os mesmos de outras intolerâncias, alergias alimentarem e doenças de intestino. Existe um exame específico para IL onde o paciente é submetido a uma dose de lactose para que seja medida a taxa de glicose no sangue. É importante ser diognasticado por um médico antes do iniciar qualquer dieta restritiva.

Tratamento:
Não há tratamento médico para a IL, o tratamento indicado é dieta de restrição de leite e derivados ou uso desses produtos com adição de enzima lactase. Existe hoje no mercado um série de produtos como leites, queijos, yogurtes e até pão de queijo que já são produzidos com a adição desta enzima. Pode ser encontrada também a enzima para ser misturada em leite ou derivados líquidos. 
Outra opção é uma pílula de lactase importada, que é muito cara e dificilmente encontrado no Brasil. Essa pílula deve ser consumida segundos antes de consumir produtos que contém lactose, mas nem sempre tem um efeito positivo.