domingo, 31 de agosto de 2014

Almoço de Domingo: Risoto de Limão Siciliano, legumes grelhados ebatatinha noisette

Hoje quando acordei estava um dia tão lindo, calor demais para meu gosto, mas um dia lindo. Fui levar minha cachorrinha para passear na praça em frente ao palácio do governo no Morumbi. Voltei para casa perto da hora do almoço e fiquei com muita vontade de fazer um risoto de limão siciliano, que é um risoto bem leve e refrescante para dias quentes. Enquanto o risoto estava cozinhava o tempo virou completamente. Começou a ventar e chover muito. Parecia completamente outro dia, que combinaria com um risoto mais pesado como de cogumelos que tem mais cara de inverno. Eu ia fazer de acompanhamento legumes grelhado e uma saladinha, mas para tentar deixar o prato um pouquinho mais "pesado" coloquei no forno umas batatinhas noisettes que eu tinha no freezer.
São Paulo é assim, num mesmo dia tem as 4 estações do ano. 

Risoto de Limão Siciliano (para duas pessoas)
4 punhados de arroz para risoto 
1 limão siciliano grande
Azeite 
Sal a gosto

Modo de preparo:
Refogue o arroz em um pouco de azeite. Raspe a casca do limão no ralador, tomando cuidado para não ralar até a parte branca. Quando os grãos estiverem com as pontas transparentes jogue o sal (se quiser pode usar outros temperos, mas nesse risoto gosto de usar só sal), mexa e acrescente água até um dedo acima do arroz. Cozinhe até quase secar a água e acrescente o suco do limão inteiro e deixe cozinhar até case secar a água. Caso os grãos ainda estiverem um pouco duros acrescente água aos poucos até cozinhar bem e chegar num ponto em que os grãos estão bem cozidos mas ainda sobrou um pouco de água, deixando o risoto bem cremoso. Acrescente mais azeite e sirva.