sábado, 16 de agosto de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: Baguette

O mais difícil de parar de comer glúten é não comer um bom pão. Os pães de forma até que são bem substituídos pelos pães de forma sem glúten, mas baguete e pão francês são impossíveis de substituir. Em minha busca por receitas de baguete francesa no Pinterest encontrei diversos sites de receitas sem glúten em inglês, e praticamente todos tinham a mesma receita de baguete francesa. Já havia visto essa mesma receita em alguns sites brasileiros também. Depois de ver tantos comentários elogiando o pão resolvi tentar. Realmente é um pão bem gostoso, com uma casquinha crocante, mas a massa dentro é bem mais grudenta que de uma baguete com glúten. Para quem não pode comer uma boa baguete essa receita é uma ótima opção.
Ainda vou tentar algumas mudanças na receita para fazer a minha versão da baguete. Se conseguir um bom resultado posto aqui no blog. 
Para um resultado parecido com uma baguete é necessário usar calha de espumante para assar. Essa receita rende duas baguetes então será necessário duas calhas.

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de polvilho doce
1 1/2 xícara de água morna
3 claras de ovo (bata um pouco com o garfo até formar um pouco de espuma)
10g de fermento biológico 
3 colheres de sopa de creme vegetal (a receita original vai manteiga derretida)
2 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de sopa de goma xantana
1 colher de sobremesa de vinagre de maçã 
1 colher de sobremesa de sal

Modo de preparo:
Misture o açúcar, fermento e a água. Tampe e deixe descansar por cerca de 20 minutos ou até formar uma espuma bem grossa.
Coloque na tigela da batedeira a farinha de arroz, pouvilho, goma xantana e o sal. Misture bem com um batedor de arame.
Acrescente o creme vegetal, o vinagre, a mistura de fermento e as claras de ovo. Misture bem e bata com a batedeira na velocidade máxima por 3 minutos.
Unte as calhas com creme vegetal e farinha de arroz e coloque metade da massa em cada uma. Leve ao forno desligado com uma forma cheia de água fervente para deixar o pão crescer até dobrar de tamanho (cerca de uns 30 minutos dependendo da temperatura). Não deixe crescer demais. Quando dobrar o tamanho já podem ser colocadas para assar.
Retire as calhas do forno e pré-aqueça o forno em 250C por cerca de uns 5 minutos. Coloque as calhas novamente no forno com uma pequena forma ou ramequim com água para manter a humidade do forno que ajudará a formar a casquinha.
Pode até ser congelada ou mantida na geladeira, mas sempre antes de comer o ideal é aquecer no formo para deixar a casquinha crocante mesmo se for mantida ao ar livre.