sábado, 23 de agosto de 2014

Almoço de sábado: Risoto de abóbora, shimeji e batata noisette

Adoro risoto e por incrível que pareça é muito fácil de fazer. As pessoas morrem de medo de fazer risoto em casa porque acham que é muito complicado, mas na verdade é muito simples. O que seria mais difícil é acertar a quantidade de água, mas eu acho que colocando pouca água e ir acrescentando a medida que está quase cozido é jeito mais fácil de controlar o ponto.
Para o almoço de hoje resolvi fazer um risoto de abóbora que é o um dos prediletos do meu marido. Na verdade ele gosta de risoto de abóbora com carne seca, mas sendo casado com uma vegetariana ele já acostumou que em casa ele raramente irá comer carne. 
Para acompanhar meu risoto fiz shimeji refogado no azeite batatinhas noisettes que são umas bolinhas de massa de batata, sem glúten e sem lactose que são encontradas no setor de congelados dos supermercados. Você pode fritar as noisettes mas eu acho bem mais gostoso e sem dúvida mais saudável assar no forno. 

Ingredientes risoto de abóbora
2 xícaras de abóbora ralada
1 xícara de arroz para risoto
1 cebola média
Azeite
Sal e temperos a gosto
Água 

Modo de preparo
Pique a cebola e refogue no azeite em fogo alto. Acrescente a abóbora e refogue, depois o arroz e refogue um pouco mais. Coloque o sal e temperos e por ultimo a água, até cobrir um dedo a mais do nível do arroz. Eu gosto de usar água fria mas pode ser utlizada água fervente. A única coisa que muda é o tempo de cozimento. 
Leve a fogo baixo com a panela semi tampada. É importante utilizar uma panela grande com fundo reto, mas que a quantidade de risoto não seja grande. Cozinhe até deixar os grãos bem macios e não seque totalmente a água como fazemos com nosso arroz. Se a água secar antes de cozinhar os grãos, vá acrescentando água aos poucos até cozinhar totalmente o arroz. Precisa ficar bem cremoso. Coloque um pouco de azeite e sirva em seguida. O risoto não fica muito legal depois que esfria e é requentado, então o ideal é servir na hora.