sábado, 28 de junho de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: torta de iogurte de liqüidificador

É possível fazer receitas salgadas com uma farinha que chama Mix Dolce? Sim é possível porque apesar da farinha da Schar chamar Mix Dolce ela não tem nenhum tipo de açúcar ou adoçante. Depois de fazer várias experiências com as farinhas Mix Pan e Mix Dolce da Schar percebi areal diferença entre as duas. A Mix Pan é boa para fazer receitas com fermento biológico e a Mix Dolce é boa para fazer receitas com fermento químico.
A receita de torta de liqüidificador que eu fiz com a Mix Dolce ficou tão, mas tão gostosa que servi fria com salada para alguns familiares e ninguém percebeu que não era uma torta com farinha de trigo, e ainda ficou mais gostosa fria do que quente, o que é bem difícil de acontecer nas receitas sem glúten. 
A torta acabou em minutos.
O recheio pode ser feito de uma infinidade de sabores. Eu como vegetariana fiz de legumes e ficou perfeita.

Ingredientes:
3 ovos orgânicos caipiras
10 colheres de sopa de farinha Mix Dolce da Schar
2 colheres de sopa de farinha de arroz
1 pontinho de iogurte sem lactose da Danúbio (o pontinho azul, sem sabor)
1 medida do pontinho de iogurte de água
Sal a gosto
1 colher de sopa de fermento
1/2 xícara de óleo de girassol
Recheio a gosto

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liqüidificador com exceção do fermento e recheio. Bater por cerca de 2 minutos, até misturar bem todos os ingredientes. Adicionar o fermento e pulsar algumas vezes até misturar todo o fermento. Colocar numa forma retangular untada com creme vegetal e enfarinhada com farinha de arroz. Espalhar o recheio por cima de toda a massa e levar ao forno pré-aquecido em 250C por cerca de 25 minutos ou até dourar o topo.