domingo, 1 de junho de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: bolo de rolo

Abandonei o blog por duas semanas, mas tive um bom motivo para fazer isso, semana passada foi o casamento do meu irmão. Agora passando as festividades familiares volto à me dedicar ao blog.
Comprei ontem a farinha mix dolce da Schar. Eu já compro com frequência a farinha mix pane que realmente é perfeita para fazer pães mas não tive interesse até então de comprar a mix dolce pela questão do preço. Eu não sou muito chegada a doces apesar de adorar fazer bolos para os outros comerem. Esse final de semana, de tpm, resolvi tentar receitas doces sem glúten e esquecer um pouco as tentativas de fazer um bom pão. 
Minha primeira receita com a mix dolce foi uma das minhas favoritas e que deu muito certo, o bolo de rolo. Peguei uma receita com farinha de trigo e manteiga na internet e substitui pela farinha mix dolce e creme vegetal na mesma quantidade. Não sei se foi coincidência, pois nem mesmo testei a receita original para ver se dava certo, mas a versão sem glúten e sem lactose ficou muito gostosa e lembra bem o que eu tenho na memória como bolo de rolo.

Ingredientes
3 ovos caipiras de preferência orgânicos
100 g de açúcar + açúcar para pouvilhar
100 g de farinha mix dolce da Schar
100 g de creme vegetal + creme vegetal para untar a forma
Farinha de arroz para untar a forma
Papel manteiga
200g de goiabada mole para rechear

Modo de preparo
Em um tabuleiro para fazer rocambole unte bem com creme vegetal. Coloque o papel manteiga em cima e unte o papel novamente com bastante creme vegetal. É importante formar um boa camada de creme vegetal para a massa soltar um facilidade. Pouvilhe com farinha de arroz e reserve.
Separe as claras das gemas. Bata a clara em neve bem firme e reserve. Bata o açúcar com o creme vegetal até formar um creme homogêneo e acrescente as gemas uma a uma, batendo constantemente. Adicionar cuidadosamente a farinha para não espirrar para fora do pote da batedeira. Após incorporar bem retire da batedeira e adicione a clara e neve. Mexa gentilmente com uma espátula de silicone até incorporar bem a clara e neve, mas sem destruir totalmente as bolhas de ar. Espalhe bem a massa sobre o tabuleiro formando uma camada bem fina que cubra todo o papel. Mexa um pouco a forma para a massa espalhar uniformemente.
Pré aqueça o forno em 200g e asse por cerca de 10 minutos ou até a massa assar por inteiro mas antes de começar a dourar.
Esquente um pouco a goiabada mole no microondas para ficar mais fácil de espalhar.
Retire do forno e corte as bordas. Espalhe a goiabada por toda a massa e com ajuda do papel manteiga vá soltando e enrolando o bolo cuidadosamente para não rachar.
Espere esfriar bem e pouvilhar com açúcar.