domingo, 8 de junho de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: bolo de cenoura

Depois que descobri a farinha mix dolce da Schar desisti um pouco de tentar fazer pão. Para fazer um pão sem glúten é preciso criar uma receita totalmente diferente das receitas de pão com glúten. Até a consistência da massa é totalmente diferente, mas para fazer bolo sem glúten já é mais fácil. Com a farinha mix dolce é só substituir a farinha de trigo na mesma quantidade. 
Todas as receitas de bolo que eu testei até agora substituindo a farinha de trigo pela mix dolce além de dar super certo ficaram com a consistência igualzinha do bolo com glúten e o gosto bem parecido.
A receita de hoje é da minha mãe. Ela não é nem um pouco fã de cozinhar mas tinha meia dúzia de receitas (meia dúzia de verdade) em seu caderninho. 

Ingredientes: 
4 cenouras médias
3 ovos
2 xícaras de farinha mix dolce da Schar
1 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento químico

Modo de preparo:
Picar ou ralar as cenouras. Bater no liqüidificador o óleo, cenoura e os ovos até formar um creme homogêneo. Colocar a farinha, açúcar e sal em um bowl e acrescentar o creme de cenouras. Misturar bem com uma espátula e acrescentar o fermento. Mexer bem ate incorporar.
Assar em forno pré-aquecido em uma forma untada com creme vegetal e farinha de arroz. O tempo de forno depende de cada forno, mas no meu ficou cerca de 40 minutos.