sábado, 17 de maio de 2014

Macarrão estilo mediterrâneo sem glúten e sem lactose

Acho que a primeira preocupação de quem começa uma dieta sem glúten é o pão e a segunda macarrão. O pão realmente é uma tarefa difícil mas o macarrão não achei tão difícil assim.
Testei algumas marcas e realmente tem marcas muito boas no mercado e com preços bem variados. Existe basicamente dois tipos de macarrão sem glúten, os de arroz e os de milho. O de arroz é muito diferente do macarrão com glúten em gosto e em textura. Já o de milho não é tão diferente assim, a textura é um pouco diferente, ele quebra mais fácil depois de cozido, mas o gosto é bem próximo.
O molho é muito importante também para "disfarçar" a diferença do gosto entre o macarrão com e sem glúten. 
Um molho muito gostoso e bem fácil de fazer é o molho estilo mediterraneo. É ótimo para fazer quando você não tem tempo para cozinhar. 

Ingredientes:
1 cebola média
1 abrobrinha
1 beringela
2 tomates italianos
1 sache de molho pronto
2 colheres de sopa de salsinha picada
1/4 xícara de azeitona picada
1/2 xícara de azeite
1/2 pacote de macarrão parafuso sem glúten
Sal e temperos a gosto

Modo de preparo:
Pique a cebola, beringela, abrobrinha e azeite e coloque em uma forma em forno pré-aquecido coberto com papel de alumínio. Deixe assar por cerca de meia hora.
Enquanto os legumes estiverem no forno, refogue os tomates com um pouco de azeite e coloque  o molho com o dobro de água e temperos e cozinhe em fogo baixo. Junte os legumes assados, as azeitonas e a salsinha no molho.
Cozinhe o macarrão conforme instruções dias fabricante e misture no molho.