sábado, 1 de março de 2014

Receita sem lactose: strogonoff com creme de tofu


Comi semana passada em restauarante vegetariano um strogonoff vegano que realmente estava muito bom.
Desde que parei de comer derivados de leite tentei fazer stogonoff (vegetariano claro pois não como carne) com varios substitutos. Tentei com creme de arroz da Isola Bio, mas o gosto de arroz é muito forte, ficou horrível. Tentei com os cremes de soja da Naturis (Batavo) e da Olvebra, mas ambos tem algum tipo de essência e são direcionados para fazer doces. Nem preciso dizer quanto ficou horrível. Tentei receitas com leite de aveia que achei na internet, mas virou um mingau nojento. Praticamente desisti de comer strogonoff.
Quando comi vi o strogonoff no restaurante tive certeza que tinha creme de leite (o restaurante não é vegano, é ovo-lacto vegetariano então a maioria das coisas tem leite) então quase passei reto, mas vi a plaquinha dizendo que era vegano. Resolvi experimentar. Nossa que delícia!!! Não sei se faz muito tempo mesmo que não como strogonoff que achei o melhor que eu já tinha comido na vida. Não senti nenhum gosto de soja então fiquei desconfiada. Chamei uma funcionária do restaurante para ver do que era o creme e ela me disse que era de tofu soft batido com água. Realmente acho que o ficou igual ao com creme de leite (acho... faz muito tempo que não como então não tenho como ter 100% de certeza...). 
Desde o dia que comi não paro de pensar nisso então hoje de manhã corri na lojinha japonesa perto de casa para comprar tofu soft e matar a vontade.

A receita abaixo é para strogonoff vegano de proteína de soja, mas na verdade você pode usar o creme de tofu para substituir o creme de leite em qualquer receita de strononoff, carne, frango, camarão ou no meu caso os vegetarianos.

Creme de tofu:
250g de tofu soft
2/3 xícara de água filtrada

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador até formar um creme bem uniforme.

Strogonoff de proteína de soja:
1 xícara de proteína de soja grande hidratada (eu cortei no meio para ficarem pedaços menores)
1/2 xícara de molho de tomate
1 xícara de água filtrada
3 colheres de sopa de shoyo
1 colher de sopa de mostarda
1 vidrinho de champignon em conserva
1 cebola pequena
creme de tofu
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola, depois acrescente a proteína de soja e o shoyo e refogue mais um pouco. coloque o molho, a água e sal e pimenta. Deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir o liquido pela metade. Acrescrente a mostarda e o champignon cortado em fatias, mexa e deixe cozinhar por mais um minuto. Acrescente o creme de tofu. Deixe ferver e desligue. Caso esteja muito grosso acrescente mais água. Sirva com arroz branco e batata palha.