sábado, 29 de março de 2014

Pão de forma sem glúten, sem lactose e sem ovos

Sempre que leio algo sobre pães sem glúten é mencionado como eles estragam rápido e como são melhores quando consumidos quentes (torradeira ou forno, microndas nunca). Isso foi uma grande decepção pois comecei a ver que só poderia comer sanduiche em casa. Levar um lanchinho para o trabalho seria nunca mais...
Realmente os pães comprados prontos não tem condições de ser comidos frios, mas depois de testar varias receitas e novas combinações cheguei a uma receita bem gostosa de pão de forma que é bem leve e continua macio mesmo frio.
Esse resultado só foi possível graças a farinha sem glúten da Schar, que é maravilhosa Assim como todos os produtos da marca, mas muito muito muito cara. Apesar do preço vale a pena...

Ingredientes (rende 2 pães)
2 xicaras + 4 colheres de sopa de farinha mix pan da schar
1 xícara de farinha de arroz
1 sache de 10g fermento biologico seco
4 colheres de sopa de azeite
2 pitadas de sal
2 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de linhaça
1 colher de sopa de chia
3 xícaras de água morna
1 colher de sobremesa de vinagre de maçã

Modo de preparo:
Misturar a água, açucar, fermento e 4 colheres de sopa da farinha da schar. Cobrir  com papel filme e esperar 15 minutos para formar a esponja.
Misturar o restante dos ingredientes e adicionar a esponja. Misturar bem todos os ingredientes e colocar em uma forma para pão untada com óleo ou creme vegetal e farinha de arroz.
Deixar crescer em um lugar abafado (aqueça um pouco o forno e desligue) por cerca de uma hora ou até dobrar de tamanho. Acenda o forno em 250 C e coloque o pão para assar com o forno ainda frio. Asse por derca de 45 minutos. Para ver se está assado utilize um palito de dente.