sábado, 22 de março de 2014

Intolerâncias alimentares X Sindrome do intestino irritável

Sumi um pouco do blog essa essa semana pois uma virada na minha dieta me fará repensar todas as minhas receitas sem lactose... agora elas deverão ser também sem glúten. Se não bastasse eu ser vegetariana e ter intolerância à lactose, agora eu tenho que evitar o glúten, pimenta, cafeína, frituras e refrigerantes. Comer fora com a família já era difícil por causa das minhas restrições e agora será um desafio. Ainda bem que sempre existe uma salada... rsrs
Tudo isso porque além de ter intolerância à lactose eu também tenho sindrome do intestino irritável. Eu já tinha sido diagnosticada com a sindrome algum tempo atrás mas cada médico que eu ia tinha um opinião diferente a respeito de dietas ou remédios que eu poderia tomar, então restringi a minha dieta apenas sem lactose pois já era comprovado que me fazia mal. A dieta sem lactose ajudou muito minha condição mas as crises ainda existiam. Restringi mais um pouco minha dieta achando que mesmo os produtos a base de leite mas sem lactose poderiam estar me fazendo passar mal. Fiquei bem por uns três meses até as crises começarem de novo.
Mês passado acho que tive a pior crise de todas. Passei mal durante dez dias direto mesmo sem consumir absolutamente nada com leite. Cheguei a conclusão que mais alimentos poderiam desencadear as crises, mesmo porque as reações de intolerântes à lactose são meio que imediatas e não duram dias.
Voltei a consultar os médicos. Um deles, que foi o mais coerente de todos, me disse que existem outros alimentos além do leite que precisam ser evitados pelas pessoas que tem a sindrome. Ele explicou que alguns alimentos, principalmente se consumidos diariamente, podem ajudar no processo inflamátorio do intestino irritável e desencadear crises. As reações não são imediatas após o consumo como nos casos de intolerância e podem durar alguns dias. Evitando esses alimentos "inflamatórios" as crises tendem a diminuir e mesmo se acontecerem devido fatores emocionais (a sindrome do intestino irritável é desencadeada por fatores emocionais como a fibromialgia) as crises são menores e tem menor intensidade. 
Realmente eu espero que essa nova dieta ajude a reduzir minhas crises pois estou ficando sem opções e não sei mais o que fazer...
É importante ressaltar que o fato de ter que evitar alimentos, principalmente o glúten, não significa que eu tenho outro tipo de intolerância além da intolerância à lactose. Eu tenho que evitar o consumo diário mas não tenho que me preocupar com contaminação cruzada e até mesmo posso consumir esporadicamente.
Já ouvi pessoas dizerem que são celíacas só porque o médico pediu para evitar o glúten. A doença celíaca só pode ser diagnosticada através de exames específicos. O fato de ter que evitar o glúten não quer dizer de maneira alguma que você é celíaco ou tem intolerância ao glúten. 
Bom... vamos ver como será minha dieta daqui para frente. Espero não ter que restringir mais nenhum alimento e principalmente melhorar. O médico até disse que com a melhora no processo infamatorio do intestino é capaz de até eu conseguir consumir os queijos de leite de vaca sem lactose que hoje são encontrados facilmente nos supermercados. Vamos ver... espero que seja verdade ;-)