sábado, 8 de março de 2014

Receita sem lactose: Brigadeiro de leite condensado de amêndoas

Brigadeiro é uma paixão nacional. Não pode faltar em nenhuma festinha de criança e na minha família não pode faltar nem nas festas de adultos. Em todos aniversários de pais, irmãos, tios, primos e até dos agregados da família eu tenho que fazer uma mesa de doces recheada de brigadeiros, que modestia parte são muito bom. Modestia parte mesmo porque eu não faço idéia do gosto que eles tem. Todos me dizem que é o melhor brigadeiro que já comeram (não só as pessoas da minha família rsrsrsrs), mas eu não tenho idéia do gosto que eles tem porque nunca provo. Eu até poderia tomar Lactaid (comprimidos de enzima lactase) mas não vale a pena tomar um comprimido para ver se o brigadeiro está bom ou não. Isso virou trabalho para meu marido que é o provador oficial dos meus doces.
Eu nunca fui fã de brigadeiro mesmo quando podia tomar leite, mas as vezes quando faço para minha família o cheirinho de chocolate cozinhando me dá vontade...
É possível fazer brigadeiro com leite condensado de soja. A textura fica bem parecida, mas o gosto é horrível...
Consegui resultados bem legais com leite condensado de amêndoas. A textura não ficou muito igual pois ele fica mais molinhi mas o gosto chegou bem perto do que eu me lembro que era um brigadeiro.   Meu marido confirmou que ficou parecido e como ele é o provador oficial de brigadeiro realmente deve ter ficado parecido.
Pode ser utilizado também como recheio e cobertura de bolos. Usado dessa forma até engana mesmo como brigadeiro tradicional pois a textura é menos percebida do que na bolinha de brigadeiro.

Ingredientes:
1 porção de leite condensado de amêndoas (http://vivisemlactose.blogspot.com.br/2014/02/leite-condensado-de-amendoas.html)
50 g de chocolate meio amargo sem leite picadinho
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher ee sopa de pouvilho doce

Modo de preparo:
Coloque numa panela de preferência antiaderente o leite condensado, a farinha e o pouvilho. Mexa bem até dissolver todos os gominhos de farinha. Adicione o chocolate e leve ao fogo baixo.
Cozinhe mexendo constantemente para dissolver o chocolate, até engrossar bem e soltar totalmente do fundo da panela. A massa deste brigadeiro parece mais densa e grossa que a do brigadeiro comum. 
Deixe esfriar em um refratário e leve a geladeira por no mínimo 12 horas antes de enrolar.
Se for utilizar como recheio e cobertura é melhor utilizar ainda quente.