domingo, 2 de novembro de 2014

Arroz doce cremoso sem glúten e sem lactose

Arroz doce por mais simples que seja sempre foi uma das minhas sobremesas favoritas. Minha avó dizia que é porque eu nasci em Junho, época de festa junina. Claro que nascer no mês de Junho não faz alguém gostar de comida de festa junina, mas acho que tive tantas festas de aniversário na minha vida com o tema festa junina que acabei desenvolvendo um gosto especial pelas comidas dessa festa (menos pé de moleque, esse não consigo comer de jeito nenhum).
Domingo passado acordei cedo como sempre e assisti o programa de culinária do chef Gordon Ramsey (ele é o máximo!!!) na GNT e ele fez um arroz doce feito com arroz de risoto, leite de coco e mascarpone. Deu água na boca, mas acabei não fazendo minha versão sem lactose pois meu domingo estava uma loucura de coisas para fazer.
Hoje acordei cedo de novo e assisti outro programa de culinária na GNT que passa logo após o programa do chef Ramsey, não me lembro bem o nome mas acho que é culinária do Chuck ou alguma coisa assim. Ele também fez arroz doce com arroz de risoto mas invés do leite de coco e mascarpone ele usou leite de vaca e chantily. Duas semanas seguidas vendo receitas de arroz doce na TV eu tinha que fazer a minha versão...
Fiz só com leite de coco e ficou maravilhoso. Por incrível que pareça o gosto do coco ficou bem leve.

Ingredientes:
1/2 xícara de arroz para Risoto
Raspas de 1 limão siciliano
1 xícara de açúcar
1 garrafinha de leite de coco
5 cravos
1 canela em pau
1 colher de creme vegetal
1 colher de café de baunilha
Canela em pó para pouvilhar em cima
Água quanto baste

Modo de preparo
Refogue o arroz no creme vegetal até ficar com as bordinhas transparentes. Adicione uma xícara de água, o leite de coco, o açúcar, a canela em pau, os cravos e as raspas de limão.
Cozinhe em fogo baixo mexendo regularmente. Acrescente água aos poucos não deixando secar até que os grãos estejam bem cozidos e um pouco moles. Precisam ficar mais cozidos que um risoto e é necessário deixar bem mais líquido que em um risoto. Não deixe secar muito ou não ficará cremoso. Precisa parecer a mesma quantidade de líquido que ficaria na canjica por exemplo.
Colocar em porções individuais ou num refratário grande e deixar esfriar. Depois  de esfriar pouvilhar canela e levar a geladeira.