domingo, 26 de outubro de 2014

Gratinado de batata com Shimeji

Domingo de eleição depois de um sábado bem agitado na confeitaria e minha mãe me convida para almoçar na casa dela. Tive que pensar um prato para levar que não fosse difícil de fazer porque tinha que arrumar a casa, sair para votar, preparar o prato e sair de Moema e chegar no Morumbi até às 14h para o almoço. no trânsito normal leva meia hora para ir até a casa da minha mãe, mas com a loucura que estava nas ruas hoje tive que me precaver que levaria cerca de uma hora para chegar e foi o que aconteceu. 
Poderia não preparar nenhum prato para levar, mas como diz minha mãe eu sou muito chata (por causa das restrições alimentares e o vegetarianismo) então é sempre melhor que eu leve alguma coisa que eu possa comer.
Entrei no Pinterest para ver se tinha alguma idéia de receita e tinha uma chamada "twiced baked potato cassarole" (casarola de batata cozida duas vezes). A foto estava maravilhosa, mas tinha um problema... Tinha bacon!! Não desanimei e resolvi substituir por shimeji. Ficou muito muito muito bom (eu amo tudo com batata então sou suspeita). Foi praticamente misturar tudo e deixar no forno enquanto eu tomava banho. Não deu nenhum trabalho mesmo.
Esqueci de tirar foto antes então tive que tirar foto só das sobras que consegui esconder da minha família para comer agora a noite. 

Ingredientes:
200g de shimeji
4 batatas médias 
1 copo de requeijão sem lactose Lacfree ou para uma versão vegana utilize 1 copo de tofupiry.
Salsinha a gosto
Sal, pimenta e temperos a gosto
Azeite

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas na pressão. Retire a pele e parta grosseiramente com um garfo formando uns pedaços de cerca de 3cm.
Refogue o shimeji com azeite e temperos.
Misture o shimeji, o requeijão, as batatas e a salsinha. Acerte o sal.
Leve ao forno pré-aquecido até gratinar e começar a formar aquele queimadinho no topo.