domingo, 23 de novembro de 2014

Achocolatado cremoso vegano

Apesar de ter 36 anos eu adoro tomar achocolatado de café da manhã. Acho que é um trauma de infância pois quando era criança não conseguia tomar achocolatado de jeito nenhum sem passar mal. A minha intolerância à lactose era bem leve quando criança (eu conseguia comer queijo e yogurte até alguns anos atrás) mas o "todinho" que todas as crianças adoravam era impossível para mim.
Quando eu era pequena não tinha opções de leite vegetal (nem soja era comum) então me limitava a tomar chá e suco de café da manhã, o que não é muito popular entre as crianças.
Agora existem diversas opções de leite vegetal para comprar, além de diversas opções de leite sem lactose (esses ainda me causam enjôo para beber em achocolatado). Também temos várias receitas de leite vegetal que podem ser feita em casa. As receitas de leite vegetal não são difíceis de fazer, mas a maioria precisa ser feita de um dia para o outro pois as castanhas precisam ficar de molho cerca de 12 horas (leite de amêndoas ou castanha de caju por exemplo). 
Procurando receitas de mousse de chocolate vegano encontrei muitas receitas de mousse feita com abacate. Tentei fazer usando avocado e ficou delicioso, mas não tinha gosto nem textura de mousse. Para mim lembrava mais um danete. Foi quando resolvi diluir mais a receita e fazer um achocolatado cremoso para tomar de manhã. 
Eu amei essa receita e tenho tomado todo dia de manhã, tentando recuperar minha infância sem achocolatado. Dura uns 3 ou 4 dias na geladeira então já faço um litro e deixo na geladeira para os próximos dias. 

Ingredientes:
1 avocado grande bem maduro (ou meio abacate se não for utilizar avocado)
750 ml de água filtrada
1/2 xícara de chocolate em pó dois frades nestlé (conhecido como chocolate do padre)
Açúcar a gosto

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liqüidificador