sábado, 15 de novembro de 2014

Sopa de cebola vegetariana sem glúten e sem lactose

O tempo em São Paulo esfria um pouquinho e já me animo para fazer uma sopinha (se eu morasse em um lugar que só fizesse frio eu iria amar pois troco qualquer prato por uma sopa).
Antes de me tornar vegetariana meu prato favorito era sopa de cebola, com o pão em fina e queijo gratinado. Todo restaurante que eu fosse e tivesse esse prato no menu já era uma escolha certa (para quem ama sopa de cebola e tiver a oportunidade de conhecer New York não deixe de ir no restaurante Baltazar. Lá comi a melhor sopa de cebola de todas.) mas como vai caldo de carne na receita cortei esse prato do meu menu depois de me tornar vegetariana.
Tentei fazer em casa diversas vezes com caldo de legumes de diferentes marcas e feito em casa (depois de precisar cortar o glúten) mas nenhuma das receitas que fiz ficou parecida.
Hoje "fuçando" no empório São Paulo achei um caldo de cogumelo Porcini sem glúten, sem lactose e sem glutamato monossodico. Apesar de ser o olho da cara (quase chorei de ter que pagar) comprei para provar. A marca é Fattoria Itália e é um produto importado. Eles tem diversos sabores além do cogumelo e todos sem glúten. Para que sente falta de usar um caldo estilo "knorr" na comida vale a pena comprar. Na embalagem vem 10 cubinhos e gostei tanto que quase usei todos hoje. O gosto lembra um caldo de carne na minha opinião (como não como carne faz muitos anos sou um pouco suspeita para falar) e me inspirou a tentar fazer a sopa de cebola que eu tanto amava. 
O gosto da sopa ficou maravilhoso e bem parecido com o que eu tinha na memória, mas o pão sem glúten e o queijo sem lactose não tinham nada a ver com a sopa que eu comia. Mesmo assim a sopa estava maravilhosa e valei a pena cada cubinhos de caldo de cogumelo.
Uma dica para quem tentar essa receita é não tentar gratinar o queijo sem lactose. Ele fica uma borracha horrível. Deixe só um pouco no forno até derreter. Acho que ficaria bom gratinar com Mandiokejo ao invés de queijo sem lactose, mas não tentei.

Ingredientes (para 2 porções) 
3 cebolas médias 
4 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de creme vegetal
4 xícaras de água
2 cubinhos de caldo de cogumelos
1/2 xícara de vinho branco seco
Queijo sem lactose a gosto
2 fatias de pão de forma sem glúten

Modo de preparo:
Divida as cebolas em quatro e fatie. Em uma panela antiaderente frite as cebolas com o azeite e creme vegetal mexendo constantemente. Ferva a água com os cubinhos de caldo para dissolve-los. Quando as cebolas estiverem bem douradas adicione o amido de milho. Mexa bem para incorporar a cebola e o amido de milho e depois adicione a água com o caldo. Mexa bem para dissolver todo o amido. Adicione o vinho e deixe ferver e engrossar. Cozinhe por uns 5 minutos após fervura e desligue.
Coloque as fatias de pão na torradeira. Divida a sopa em dois bows de porcelana que possam ir ao forno. Coloque os após em cima da sopa e cubra de queijo. 
Leve ao forno pré-aquecido para derreter o queijo e sirva.

A foto não ficou muito boa :(


O caldo de cogumelos