terça-feira, 11 de novembro de 2014

Produto sem glúten: Mistura pronta para Falafel Zeenny


Acho que eu já falei diversas vezes que minha cozinha predileta é a árabe, pareço até repetitiva, mas eu realmente amo comida árabe. Depois de virar vegetariana minhas opções limitaram bastante, mas depois de ter que parar de comer glúten as opções passaram a ser praticamente zero, mas em casa sempre faço minhas adaptações vegetarianas sem glúten que não me deixam passar vontade. Um dos pratos que eu mais adorava quando deixei de comer carne era o Falafel. Esse bolinho de grão de bico é muito gostoso e tem um gosto que lembra um pouco o kibe de carne. Existem alguns restaurantes que utilizam farinha de trigo na massa e outros não. Como é difícil conseguir informação em restaurantes com 100% de certeza de se o Falafel contém glúten ou não eu desisti de comer esse prato fora de casa. 
Em casa faço sempre a receita que vi no programa da Bela Gil, o Bela Cozinha na GNT, sem colocar a farinha de trigo (na receita dela diz que se for fazer no forno não precisa colocar farinha de trigo, mas se for fritar em imersão não da para usar essa receita pois o bolinho desmancha. Você pode ver a receita no site do programa) mas dá um certo trabalho e tem que deixar o grão de bico de molho de um dia para o outro então demora, não é um prato que você pode decidir fazer na hora.
Existem diversas marcas árabes de mistura para Falafel pronta que são praticamente instantâneas e não dão trabalho nenhum. Todas que encontrei até agora tinha glúten, mas hoje encontrei no Emporium São Paulo uma marca de mistura para Falafel sem glúten. Assim que cheguei em casa preparei parte da massa para testar e adorei!!! Eu fritei na frigideira como se fosse um hamburger pois não sou muito fã de fritar coisas em imersão e ficou uma delícia. 
Já tirei minhas esfirra sem glúten do freezer e vou preparar um tabule de quinua para fazer um jantar árabe hoje.