sábado, 18 de outubro de 2014

Coxinha sem glúten e sem lactose

Antes de me tornar vegetariana a coisa que eu mais amava na vida era coxinha. Na minha infância minha avó comprava coxinhas pequenas, daquelas de tamanho de festa infantil, e deixava congeladas para quando eu ia visita-la. Não me lembro de ter faltado coxinha algum dia na casa da vovó. 
Os anos se passaram, eu cresci (e muito, tenho 1,80m) e com o passar dos anos deixei de comer qualquer tipo de animal. Substitui pelas bolinhas de queijo e com passar do tempo veio a intolerância à lactose. Comecei a comer só risoles de palmito, mas mesmo assim com muito medo de ter leite na massa. Aí as coisas pioraram, com a síndrome do cólon irritável tive que deixar de comer glúten e evitar muito, mas muito mesmo frituras. As coxinhas de minha infância ficaram uma lembrança muito muito muito distante. Até hoje quando vejo coxinha de padaria fico com água na boca.
Recentemente estive no supermercado Mambo aqui em São Paulo e encontrei uma farinha para empanar sem glúten da marca Deusa e tive a idéia de tentar fazer coxinha vegetariana.
Eu tinha um pouco de carne de jaca verde congelada no freezer e resolvi tentar fazer a coxinha. Para quem não conhece a carne de jaca verde usada como substituto de frango em algumas receitas vegetarianas e veganas.
Ficou tão gostosa que quase saíram lágrimas. Fazia anos que não comia coxinha. Foi o máximo. 
Confesso que abusei um pouco mais do que eu poderia consumir de fritura mas valeu a pena.

Ingredientes:
1 xícara de batata espremida
1/2 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de polvilho doce
1/4 xícara de água do cozimento da batata
1 colher de sopa de creme vegetal
Sal e temperos
Farinha para empanar sem glúten
Óleo vegetal para fritar.

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes fora a farinha para empanar e o óleo para fritar. Acrescente a água aos poucos. Se achar que a massa ficou mole não coloque toda água. Se achar que esta seda colque um pouquinho mais de água. A massa fica numa consistência mais curingas, mas gruda um pouco na mão. Levar ao fogo por cerca de uns 10 minutos, mexendo bem. A massa precisa soltar completamente do fundo da panela. Desligar o fogo e sovar um pouco a massa quente. Deixe esfriar.
Prepare o recheio e quando a massa estiver fria faça bolinhas de massa. Abra a bolinha nas mãos humidecidas com água, formando como uma cestinha. Coloque o recheio (pouquinho para conseguir fechar a massa). Feche a cestinha fazendo um biquinho na parte de cima. Se faltar massa para fechar e fazer o biquinho, coloque mais um pouco de massa. 
Passe na farinha para empanar e frite em imersão no óleo vegetal. 
Pode ser congelada crua ou depois de frita.