sábado, 11 de outubro de 2014

Almoço de sábado: cuscuz paulista de abobrinha e saladinha

Nesse calor infernal que fez hoje não conseguia pensar em outra coisa para comer além de salada, mas ao contrário do que a maioria das pessoas pensa vegetarianos não vivem só de salada. Se eu comesse só uma salada certeza que ficaria morrendo de fome. Pensei em fazer uma torta de legumes para comer com a salada, mas com o calor que fez hoje optei por utilizar o forno somente quando necessário para atender os pedidos da confeitaria. Foi quando pensei em fazer um cuscuz paulista, vegetariano é claro, pois é um prato ridiculamente fácil de fazer, é naturalmente sem glúten e sem lactose e além de tudo é mais gostoso comer geladinho. Com saladinha ia ficar perfeito.
Geralmente o cuscuz vai palmito, peixes tipo sardinha ou camarão, cebola, tomate, pimentão, ervilhas e ovos cozidos. Abri o armário e a geladeira e eu não tinha palmito, pimentão e ervilhas. Peixe ou camarão eu não como por ser vegetariana e ovos eu evito bastante. Praticamente 80% das minhas refeições são veganas. Sobrou apenas a cebola e o tomate que eu tinha em casa e ainda era tomatinho cereja. Pensei em desistir, mas optei por fazer com o tomate, cebola e uma abobrinha que eu tinha na geladeira. Ficou maravilhoso!!!!! Não imaginei que esse cuscuz improvisado ia ficar tão bom.
Uma receita extremamente fácil, bem barata, sem glúten, vegana e leve para esse calor horrível....

Ingredientes:
1 abobrinha média
1 cebola média
1 caixinha de tomatinhos cereja
3 xícaras de farinha de milho amarela
1/4 xícara de salsinha
3 xícaras de água
Sal e temperos a gosto 
Azeite


Modo de preparo:
Pique os legumes. Deixe alguns tomatinhos para decorar o fundo da forma. Refogue a cebola com um pouco de azeite. Depois refogue a abobrinha e o tomate. Acrescente os temperos. Acrescente a salsinha, a farinha e a água. Misture bem e cozinhe em fogo baixo por cerca de uns 5 minutos. Acerte o sal. 
Numa forma antiaderente (eu usei a forma de cupcakes). Coloque uma rodela dos tomatinhos no fundo da forma para enfeitar. Coloque a massa do cuscuz e aperte bem para não ficar espaços e ar no meio do cuscuz. Leve para a geladeira e após gelado desenforme e sirva.
A receita deu certinho 12 unidades na forma para cupcakes.