domingo, 4 de maio de 2014

Receita sem glúten e sem lactose: esfirra fechada

Hoje foi dia de comida árabe aqui em casa pra variar um pouco. Eu adoro comida árabe e faço pelo menos a cada quinze dias. Desde que exclui o glúten da dieta tentei várias receitas de esfirra tanto aberta quanto fechada mas a massa ficava seca demais quebradissa. Teve uma que ficou tão dura que quase quebrei um dente rsrsrsrs.
Na receita de hoje utilizei uma massa que lembra um pouco a textura de pão de queijo, mas foi a receita que eu mais gostei até agora. Não é uma receita que tem o mesmo gosto ou textura da esfirra feita com farinha de trigo, mas achei uma boa substituta. 
Fiz as minhas com recheio de carne de soja mas pode ser utilizado qualquer recheio de esfirra: carne, frango, escarola, ricota (para quem pode comer lactose)...

Ingredientes:
2 xícaras de batata cozida e passada no espremedor
2 xícaras de polvilho doce
1 1/2 xícara de farinha mix pan da Schar + para pouvilhar na mesa
1/3 de xícara de óleo
1/2 xícara de água do cozimento da batata
1 colher de chá de Sal
Recheio a gosto

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes em um bow e sovar bem a massa até incorporar totalmente as farinhas.
Pouvilhar a mesa com farinha mix pan e abrir parte da massa com um rolo de massa até ficar com cerca de 1/2 cm de altura. Não deixe a massa muito grossa para não ficar muito como massa de pão de queijo. Quanto mais fina a massa mais crocante fica.
Usar um cortador de massa redondo (eu usei um de 10cm de diâmetro). Colocar um pouco de recheio no centro e dobrar as pontas formando a esfirra. Lacre bem as pontas para não abrir no forno.
Colocar em um tabuleiro untado com creme vegetal e enfarinhado com farinha de arroz. Levar ao forno pré-aquecido até começar a dourar as pontas.