quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Receita sem lactose: Risoto de cogumelos

Feliz 2014!!!!
No primeiro post do ano o meu prato preferido, risoto de cogumelos. Eu amo esse prato. Sempre que ia em restaurante que tinha esse prato nem olhava o resto do cardápio,mas depois de descobrir a intolerância à lactose esse prato para mim foi riscado do menu. Mesmo se pedir para não colocar queijo, o prato vem regado na manteiga. Os cogumelos são sempre refogados na manteiga e para finalizar o prato é colocado mais manteiga e não adianta pedir para vir sem mateiga. Eu já tive a infeliz experiência em mais de uma situação de pedir para fazer o prato sem manteiga e ele vir com manteiga. Não dá para enganar uma pessoa que tem intolerância ou alergia, mas alguns restaurantes ao invés de negar o seu pedido especial, falam que vão fazer e não fazem, o que resulta em sintomas bem desagradáveis.
A manteiga tem uma quantidade reduzida de lactose e não faz mal para pessoas com intolerância leve ou moderada pois a maioria das pessoas consegue consumir uma quantidade de lactose sem ter nenhum sintoma, mas quem tem intolerância severa não pode arriscar. 
Comer meu prato predileto agora só em restaurantes veganos ou em casa.

Ingredientes (para 2 pessoas):
300 gramas de cogumelos variados (eu usei shimeji e cogumelo paris)
1 xícara de arroz para risoto
2 xícaras de água
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de creme vegetal (opcional)
azeite para refogar
sal e temperos a gosto

Modo de preparo: 
Refogue os cogumelos no azeite e molho de soja até secar a água eliminada pelos cogumelos. Acrescente o arroz e temperos (caso for utilizar salsinha deixe para colocar no final) e refogue por mais um minuto. Coloque a água (quente ou fria, eu prefiro fria) e deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar macio e cozido. Não deixe ressecar. O risoto precisa ter um pouco de água, não pode secar como arroz comum. Desligue o fogo e acrescente o creme vegetal e a salsinha. Sirva logo em seguida com queijo sem lactose ou sem queijo nenhum como eu prefiro... bom apetite!