domingo, 19 de janeiro de 2014

Receita sem lactose: Pancakes americanas

Domingo combina com acordar tarde e tomar um café da manhã bem gostoso, coisa que jamais consigo fazer durante a semana.
Hoje acordei com vontade de comer pancakes americanas, aquelas bem fofinhas com mapple syrop igual de café da manhã de Hotel. Nunca fui fã de comer coisas doces no café da manhã, mas pancakes eram um caso a parte. 
Eu havia testado algumas receitas sem leite e vegan que encontrava na internet, mas a maioria das receitas iam banana ou abobora e eu queria uma massa mais básica. As receitas que eu encontrei somente com leite vegetal ficavam com um gosto um pouco aguado que não lembrava muito as pancakes que eu tinha na lembrança. 
Hoje resolvi testar uma receita com leite de coco. Esse leite vegetal tem uma consistência mais grossa e mais rico em gorduras (não se preocupe, são gorduras do bem) que não deixa a receita com gosto de aguada como alguns outros leites vegetais. O leite de soja também tem uma consistência melhor que os leites vegetais mas evito pois não consigo gostar do gosto. Só consumo leite de soja se não tiver outra alternativa.
A receita de hoje deu super certo e recebi muitos elogios do marido, minha principal cobaia. Ele sempre coloca algum defeitinho nas receitas, mas como hoje não teve nenhum comentário além de "está muito gostoso", eu sei que realmente estava bem gostoso.

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 garrrafinha de leite de coco - 200 ml
100 ml de leite vegetal (eu utilizei de arroz, mas acho que o de aveia ou amêndoas também ficam bons)
1 colher de sopa de açucar
1 pitada de sal
1 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de sopa de fermento em pó químico
óleo de canola ou girassol para fritar

Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes e bater com o mixer até formar uma massa uniforme.
Pré-aquecer um frigideira antiaderente, em fogo baixo, com um fiozinho de óleo. Colocar a massa no centro até formar uma pancake de cerca de 12 cm. quando a massa começar a formar bolhas no topo virar com ajuda de uma espatula. Deixar cozinhar o outro lado até começar a dourar. Os dois lados não irão dourar da mesma forma. O primeiro lado sempre doura todo por igual, já o segundo fica mais branquinho com algumas partes douradas.
Servir elas ainda quentinhas com mapple syrop (xarope de bordo), calda de agave azul ou geléias.
Rende 6 pancakes.