domingo, 5 de janeiro de 2014

Receita sem lactose: strudel de maçã

Strudel é uma das receitas que eu nunca imaginava fazer na vida. Eu vi vários vídeos de receita na internet e em programas de televisão, esticar a massa parecia um trabalho impossível. Recentemente  ganhei um livro de receitas veganas do meu marido que ensinava fazer strudel com massa filo pronta comprada em supermercado. Adorei a idéia e parecia tão fácil que resolvi tentar. O receita do recheio não me pareceu muito legal então criei a minha receita a partir do que eu lembrava de como era o strudel e de alguns vídeos da internet. Foi tão rápido fazer o strudel que fiquei impressionada. Acho que na próxima tentativa vou deixar um pouco mais de massa. Com um pacote de massa eu fiz três strudels pequenos, mas ficaram com massa muito fininha. O ideal é fazer só dois.

Ingredientes:
1 pacote de massa filo congelada (melhor da marca Aerosa)
3 maçãs picadas em cubinhos
1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente
1/2 xícara de uva passa sem caroço
1/2 xícara de açucar demerara ou macavo
1 colher de sopa de canela em pó
1/2 xícara de creme vegetal derretido ou óleo de canola
açucar de confeiteiro para pouvilhar
creme vegetal e farinha de trigo para untar a forma

Modo de preparo:
Deixe a massa filo descongelar na geladeira de um dia para o outro. O ideal é que ela descongele lentamente.
Unte uma ou duas formas (dependendo do tamanho) com creme vegetal e farinha.
Misture as maçãs picadas, as nozes e uvas passas. Separadamente misture o açucar e a canela.
Em um mesa, de preferencia comprida, coloque um toalha de mesa limpa. Tire a massa já descongelada do pacote e enfilere 6 folhas de massa. Se sua mesa não for grande enfilere quantas folhas for possível e depois que enrolar parte do strudel você poderá enfilerar as que faltam.
Com ajuda de um pincel culinário passe um pouco menos da metade do creme vegetal na superficie da massa. Pouvilhe metade do açucar e canela por toda a superfície da massa. Coloque metade da mistura da maçã, nozes e passas em uma das extremidades da massa e com ajuda da toalha de mesa enrole cuidadosamente a massa apertando as laterais para não sair o recheio. Enrole até o final da massa e dobre as laterais para baixo para fazer o acabamento. Passe um pouco da metade do creme vegetal que sobrou em cima com o pincel e coloque na forma untada.
Repita o mesmo procedimento para o restante da massa e leve para assar em forno pré-aquecido em 250g até dourar a superfície.
Retire de forno, deixe esfriar e pouvilhe o açucar de confeiteiro para decorar. 
Você pode servir puro ou com sorvete de baunilha ou nozes pecan da Tofutti.