sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Produto sem lactose - sorvetes da Tofutti

Dezembro chegou trazendo bastante calor.
Não sou muito fã de calor, mas uma das coisas que eu mais gostava no verão era tomar sorvete. Depois de descobrir a intolerância à lactose, quando passava pela geladeira de sorvete no supermercado ficava parecendo cachorro em frente a maquina de assar frango na padaria. Ficava babando muito, só sonhando com o sorvete. 
Já faz algum tempo que é fácil encontrar em alguns supermercados em São Paulo sorvetes da marca importada Tofutti, que oferece diversos produtos à base de soja que substituem alguns produtos à base de leite. Os sorvetes dessa marca foram os primeiros a serem vendidos nos mercados e ainda hoje é o único produto da Tofutti que a maioria dos supermercados oferece.
Os sabores mais comuns de encontrar são chocolate, baunilha e pecan. O de chocolate e pecan são bem gostosos apesar do gosto um pouco forte de soja. Para quem já está acostumado a tomar os leites da Ades esses sabores de sorvete serão uma delícia, mas para quem nunca tomou leite de soja o gosto pode parecer estranho. 
O sabor baunilha já tem um gosto mais forte ainda de soja. Não sou muito fã deste sabor, mas para usar em receitas de doces até que fica gostoso.
Ao contrário do que muita gente pensa, a soja não é uma opção mais light e saudável do que o leite. O leite e produtos de soja podem ter as mesmas ou até mais calorias que os produtos derivados de leite, além do excesso de soja poder criar um pouco de intolerância do organismo à soja. Consuma com moderação.